4 de out. de 2011

Sobre meninos em pele de homem

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.” 1ª Coríntios 13, 11
NASCEMOS CRIANÇA
Problemas sempre existirão. Esta é uma verdade da vida! Mas quando somos crianças e estamos começando esta vida ainda não temos esta visão, porque a maior parte dos problemas é resolvido com um “showzinho” no supermercado, um berreiro no sofá da sala ou uma gritaria do corredor de casa, e assim vão lá os pais para resolver os nossos problemas, e assim vamos crescendo como se as dificuldades não existissem. 


NASCEMOS PARA NOS TORNAR ADULTOS
Mas um dia somos obrigados a amadurecer pois os pais vão seguir suas vidas e resolver seus próprios problemas... e aí vem o dilema: O que é ser um adulto? O que separa os meninos dos homens?


Os homens entendem que os problemas só acabaram quando ELE se levantar e correr atrás para resolvê-los, eles assumem essa responsabilidade. Já os meninos? Bom, estes se trancam no quarto e esperam para ver o que acontece lá fora.


Às vezes até usa a criatividade usam outras fugas como jogar futebol para extravasar, tomar uma cerveja para relaxar, trabalhar até mais tarde a fim de ganhar mais dinheiro (workaholic) ou em casos mais extremos, até os relacionamentos extraconjugais e o divórcio são formas de fugir dos problemas que não conseguem resolver.


Obs.: não estou criticando, estou apenas dizendo que muitas pessoas as fazem para fugir dos problemas, e isso encaixa no perfil “meninos em pele de homem”. 


COISAS DE HOMEM
Mas outra verdade é que nossa visão das coisas de homem é muito restrita, imaginamos que são: pagar as contas da casa, trocar a lâmpada da sala, arrumar o chuveiro, ter um bom emprego, comprar uma casa própria ou um carro novo. Deus pode até nos abençoar com essas coisas, e eu desejo que sim. Mas estas coisas, isoladamente, só nos fazem “parecer que estamos sendo homens”.


ADULTOS NAS RELAÇÕES HUMANAS
Os homens e mulheres de verdade são aqueles que cresceram e amadureceram nas relações humanas, eles sabem enfrentar os conflitos com os filhos, com a esposa, com os irmãos, com os pais, com os amigos, com os companheiros de trabalho ou em qualquer outro tipo de relacionamento.


No momento dos conflitos, em função da nossa natureza de menino, manifestamos comportamento extremos, tais como:


Agressividade
Conhecem aquele tipo de marido que bate na mulher?
Namoradas ou esposas que não conseguem resolver seus dilemas e acabam gritando e fazendo escândalo?
Filhos que gritam com os pais?
Patrões que esculhambam os funcionários?
Essas são as crianças que não cresceram, mas disfarçadas em corpo de adulto, usam a força para resolver os problemas de relacionamento.


Passividade
Consegue alguém que se cala em momentos de crise?
Alguém que se tranca no quarto, ou que liga a TV e fica “surdo” no meio de uma discussão?
Alguém que saca o fone de ouvido e se “tranca” no computador para se isolar do mundo?
Essas também são crianças que não cresceram, mas que não tem o ímpeto da força, e por isso se retraem.


HOMENS EM PELE DE HOMEM
Homens em pele de homem não usam a força, mas também não se calam... a menos que esta seja uma estratégia inteligente para esperar o momento de falar!


A convivência com eles não é formada por “falas de menino”, “sentimentos de menino” ou “pensamentos de menino”, pelo contrário, é formada pela busca do consenso, do entendimento mútuo, da compreensão diante das dificuldades alheias, pela paciência, pela entrega em oferecer apoio aos que estão a sua volta.


E mais, eles não deixam de dar suas opiniões, nem de manifestar seus sonhos e expectativas, mas sabem perfeitamente que nem todas elas serão atendidas, pois cabe a Deus e não às pessoas atendê-las, conforme a Sua própria vontade.


Quer saber como identificar um “homem em pele de homem”?


Não analise o número de erros que cometeu, nem o número de relacionamentos que ele já quebrou: todos já erramos muito e já rompemos muitos relacionamentos, e se você acha que não rompeu é porque as outras pessoas ainda não tiveram coragem de te dizer!


Observe, minuciosamente, o número de relacionamentos que ele conseguiu restaurar depois de passar por grandes rupturas ou conflitos.


Observe o arrependimento dele diante dos erros que cometeu, veja se ele teve coragem suficiente para enfrentar “seus próprios demônios” e passar por cima das “falas, sentimentos e pensamentos” que tinha quando ainda era um "menino".


Assim você enxergará um homem que deixou de ser menino.
“Ninguém usa um retalho de pano novo para remendar uma roupa velha; pois o remendo novo encolhe e rasga a roupa velha, aumentando o buraco. Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Por isso, o vinho novo é posto em odres novos.” Marcos 2, 21-22
Ânimo e força, meus irmãos, para que vocês possam se tornar uma roupa nova capaz de receber o novo pano que é o caráter de Cristo.


Amadurecer é preciso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário