5 de abr. de 2010

Sobre batismo

Como anteontem (04/04/2010) foi meu batismo, resolvi escrever um pouco sobre o assunto.

Primeiro, leiamos este texto das escrituras, contido me Mateus 03, 1-13:
Naquele tempo João Batista foi para o deserto da Judéia e começou a pregar, dizendo:
- Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!
Os moradores de Jerusalém, da região da Judéia e de todos os lugares em volta do rio Jordão iam ouvi-lo.
Eles confessavam os seus pecados, e João os batizava no rio Jordão.
Quando João viu que muitos fariseus e saduceus vinham para serem batizados por ele, disse:
- Ninhada de cobras venenosas! Quem disse que vocês escaparão do terrível castigo que Deus vai mandar? Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados. Eu os batizo com água para mostrar que vocês se arrependeram dos seus pecados, mas aquele que virá depois de mim os batizará com o Espírito Santo e fogo. Ele é mais importante do que eu, e não mereço a honra de carregar as sandálias dele.
Este texto é muito revelador, pois trás algumas verdades sobre o batismo que muitos de nós cristãos não sabemos, vivemos escondidos atrás de tradições e doutrinas que nos foram ensinadas, mas nunca nos aproximamos da Verdade de Deus acerca de vários assuntos. Vejamos:

Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!
Este era o "chamado" de João Batista para o povo, ou seja, seriam batizados aqueles que estivessem dispostos a se arrependerem de seus pecados.
NÃO EXISTIA BATISMO SEM ARREPENDIMENTO!

Eles confessavam os seus pecados, e João os batizava no rio Jordão.
Partindo desta 'disposição' em se arrepender, eles confessavam seus pecados, não conforme a 'tradição católica' diz, listando pecado por pecado e recebendo uma 'penitência'. Em Cristo já não havia mais castigo para os pecados, neste momento a lei já não era válida para Deus como forma de julgamento, apenas como forma de sabermos o que era o pecado (conforme Romanos 7, 7).

De maneira contrária ao que conhecemos hoje, o pecado era confessado como forma de demonstrar arrependimento e mudança de vida, deixando os erros para trás e partindo para um novo caminho, em direção ao Reino dos Céus.

Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados.

Esta questão do arrependimento e confissão é provada no texto, pois João Batista não pede que eles "listem seus pecados", mas sim que "façam coisas que mostrem que realmente estão arrependidos".

E observe que ele diz isso aos fariseus e saduceus, que eram a "classe espiritual dominante" dentro do povo judeu. Teoricamente, estas são as pessoas que deveriam entender muito bem deste assunto, mas o que Jesus diz a Nicodemos se testifica mais uma vez neste texto "Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?" (João 3, 10).

Eu os batizo com água para mostrar que vocês se arrependeram dos seus pecados, mas aquele que virá depois de mim os batizará com o Espírito Santo.
Interessante, encontramos agora dois aspectos diferentes do batismo, o batismo com água e o batismo com o Espírito Santo.

O Batismo com água é para "mostrar que vocês se arrependeram dos seus pecados", ou seja, para que as pessoas vejam que você se arrependeu e que fez uma escolha em sua vida: de seguir o caminho do Reino dos Céus. Este batismo é realizado pelo ministro do Evangelho (neste caso João Batista) e funciona como 'testemunho público de sua fé'.

O Batismo com o Espírito é feito por "aquele que virá depois de João Batista", no caso Jesus Cristo, ou seja, o Batismo com o Espírito não pode ser visto, pois é feito 'em espírito'. Ninguém pode testemunhar com toda a certeza que você é ou não batizado no Espírito Santo, pois quem realiza tal obra é Jesus Cristo, é Ele que nos dá o dom do Espírito Santo. Este batismo pode ocorrer antes do batismo nas águas ou pode ocorrer depois, independe, pois o real batismo é o do Espírito Santo, o das águas é testemunho público para questões humanas.

----

Por isso a Palavra diz em Marcos 16, 16 que "Quem crer e for batizado será salvo", ou seja, se você realmente crer (não apenas em testemunho!) e realmente for batizado (não em testemunho pelas águas mas pelo Espírito Santo!) será salvo. Imaginem que Jesus iria atribuir salvação a um rito que qualquer pessoa (bem ou mal intencionada) poderia vir e cumprir... nunca, jamais!

Hoje inclusive alguns amigos brincaram comigo "se você fizer algo de errado, não tem problema! você pode ir na igreja e ser batizado novamente e está tudo certo!". Obviamente que era uma brincadeira, mas sim, já ouvi em minha vida diversas histórias reais sobre possíveis "re-batismos", atribuindo ao testemunho público poder de salvar e não a Jesus Cristo e ao Espírito Santo.

O batismo no Espírito Santo ocorre uma única vez, e uma vez que tenha o Espírito Santo habitando dentro de você, NUNCA MAIS VOCÊ SERÁ O MESMO. Nunca mais repetirá as "barbáries" que cometia em sua antiga vida!

É verdade que cometerá erros, pois infelizmente isso faz parte da nossa natureza humana. Mas não será alguém conformado em viver no pecado e estático diante dele, não será mais um filho do pecado, que no fundo do coração se alegra com o pecado!

Será um filho de Deus, guiado pelo Espírito a retornar ao caminho da santidade, será preciso sim, suportar as duras consequências de seu pecado, mas não precisará viver com o peso dele sobre suas costas. Jesus irá carregar esse fardo para você e você estará livre pra seguir no caminho do Reino dos Céus novamente!

Essa é a tão falada "graça" que Jesus nos deu. Não precisamos de re-batismo, precisamos apenas nos arrepender do fundo do nosso coração e "ir e não pecar mais", conforme o Mestre nos ensinou em João 8, 11!

Leia também: Mais sobre o batismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário