20 de abr. de 2010

Para cristãos: porque preferimos outros exemplos ao invés de Cristo?

Esse blog foi criado para enxergarmos nosso dia-a-dia através da Palavra de Deus, de forma a mostrar ao mundo que a Bíblia retrata e ensina a melhor maneira para ser viver, sem sombra de dúvida.

O que isso tem a ver com o título "porque preferimos outros exemplos ao invés de Cristo"? Bom, vamos lá!

Antes de tudo, o público alvo deste Blog são leitores cristãos, não importa a denominação ou doutrina, desde que tenha fé de que a Bíblia é a Palavra de Deus.

Dentro do contexto bíblico, não é possível negar a verdade de quem Jesus é e do plano divino que existe por trás de todas as circunstâncias que envolveram sua vida carnal.

Muitas verdades existem sobre Cristo:
* Foi castigado e morreu para pagar nossos pecados, por isso hoje não temos mais culpa alguma.
* Ressuscitou como vitória definitiva sobre Satanás, provando que tem autoridade sobre a vida e a morte e que por isso pode cumprir a promessa de nos ressuscitar no final dos dias.
* Em Cristo já não existe mais uma "nação de Deus" mas sim um "povo de Deus", que são aqueles que o aceitam como Senhor e Salvador de sua vida.
* Etc., etc., etc.

Este texto deseja tratar da seguinte verdade:
Conforme ensina Mateus 16, 16 e João 8, 38, Jesus Cristo é o filho do Deus vivo, aquele que aprendeu todas as coisas diretamente do Pai.
Sendo assim, a verdade é: Ele veio ao mundo para nos ensinar o que o Pai gostaria que fizéssemos, não pela lei escrita do AT, mas pela prática das ações de amor ao Pai e ao próximo.
Não a toa, Jesus é chamado de "Verbo", porque ele sempre ensinou aplicações práticas para as Escrituras, as quais deveríamos seguir O TEMPO TODO!
Jesus é "Deus conosco", o Emanuel, nosso Deus se esvaziou da sua absoluta grandeza e poder e veio viver entre nós, no dia-a-dia, nas mesmas condições que nós, nas mesmas angústias, medos, ansiedades e preocupações, para mostrar que conhece todos os nossos problema "na pele" e que se compadece disso tudo quando nos ensina qualquer lição.

Ele se fez carnal como nós, para mostrar que mesmo dentro destas limitações é possível fazer a vontade de Deus. Que não é preciso "castigo" para disciplinar, que nada ensina mais do que o Amor, e que podemos fazer TODA a vontade do Pai apenas porque o amamos e respeitamos, e não porque seremos punidos.

A bíblia diz:
"Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha:
Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte—, morte de cruz.
Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai." Filipenses 2, 6-11
O Senhor Jesus assim o fez e a verdade que fica é:
Não temos melhor exemplo de vida do que o dele! Aliás, me arrisco a dizer que, tendo Ele como exemplo, nem sequer precisamos de outros!
E por que digo isso? Digo isso por que não é raro termos exemplos substitutos para o NOSSO MESTRE!

Seguimos exemplos humanos e fugimos de Cristo, nos espelhamos em pastores, bispos, apóstolos, padres, etc., tudo afim de aprender e repetir o que eles fizeram, e esquecemos de observar e seguir a Cristo.

Percebo o interesse e vontade que as pessoas tem em conhecer exemplos humanos, cito alguns: Martin Lutero, Edir Marcedo, Alan Kardek, Valdemiro Santiago, Chico Xavier, etc. Mas não percebo a mesma vontade em conhecer o Mestre Jesus.

Vejo o interesse que as pessoas tem pelo "exemplo de vida" dos santos e santas católicos, mas não vejo o mesmo interesse pelo Exemplo dos Exemplos, pelo Mestre dos Mestres, pelo Bom Pastor.

Caros, não estou aqui diminuindo as obras e ações dessas pessoas, não estou aqui pedindo que "abandonemos o que as pessoas fizeram de bom" seja em nome do Senhor ou apenas obras sociais e filantrópicas, mas o que estou chamando a atenção de todos é "Porque permitimos que os exemplos deles sejam mais importantes para nossas vidas do que a vida de Jesus?"

Talvez sintam uma certa relutância em concordar, um certo amargo na garganta por aceitar, mas Nosso Pai é testemunha disto. Infelizmente, estamos cada vez mais insistindo em buscar outros exemplos de vida (seja entre os vivos, seja entre os mortos) e deixando Cristo cada vez mais de lado como líder, exemplo, mestre, senhor.

Não percebemos que ao fazer isso, cometemos o maior dos pecados, infligimos o primeiro dos mandamentos, e aquele que serve de base e sustento para todas as demais orientações de Deus:
"Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.
Este é o maior mandamento e o mais importante." Mateus 22, 37-38
Se formos honestos, aceitaremos este fato: Não amar o exemplo de vida de Jesus é deixar de amar a Deus.

Por isso deixo algumas reflexões pessoais:

Por qual motivo não conseguimos seguir o exemplo de Cristo?
Por que acreditamos que o exemplo dEle é impossível de ser repetido?
Não foi o próprio Jesus que disse que faríamos as mesmas maravilhas que Ele, e até maiores? E porque mesmo assim não acreditamos que podemos?
E para fechar:

Como anda seu relacionamento com Jesus? Íntimo? Distante?
Você acredita que a falta de um relacionamento íntimo com Jesus pode atrapalhar a sua confiança nEle?
Porque não investir um pouco mais de tempo para conversar com ele, para ouvir dEle, para aprender dEle?
Reflita sobre isso... e ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário