12 de set. de 2011

Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina seus passos

Estratégia de Crescimento Confiável 
Por Rick Boxx

Uma amiga, preocupada com o impacto causado pela economia em seu negócio, fez-me uma boa pergunta: “Está certo orar pedindo mais negócios?” Minha resposta foi simples: “Depende”.

la disse ser grata a Deus pelo que Ele provera até então, mas admitiu ter forte desejo de ver seu empreendimento crescer. Enquanto conversávamos, expliquei-lhe que a resposta quanto a ser apropriado ou não orar pedindo mais negócios depende da motivação subjacente. Se alguém decide orar por mais negócios, por causa da preocupação e do medo que o futuro possa trazer, está ignorando o mandamento dado por Jesus para não nos preocuparmos. O foco de Jesus é a motivação: 
"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas" Mateus 6, 33
De modo similar, se um empresário está orando por mais negócios, mais vendas ou uma base de clientes maior, somente porque quer aumentar seus ganhos para gastar em coisas que deseja, novamente a resposta para a pergunta, “É correto orar por mais negócios?”, seria “não”. No mesmo ensino aos que O estavam seguindo, Jesus afirmou: 
"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”" Mateus 6, 24
Entretanto, há razão legítima para se orar por mais negócios e estou certo que Deus vai encorajá-lo a fazer isso. Se sua intenção de desenvolver sua empresa deriva do desejo maior de agradar ainda mais a Deus, e servir seus clientes por meio de seus produtos e serviços, então essa é uma oração que Deus pode e quer responder. Talvez de maneira ainda maior do que você possa imaginar.

Com demasiada frequência relegamos qualquer sentimento da presença de Deus e do Seu envolvimento pessoal em nossas vidas aos domingos pela manhã. Ou talvez nos sintamos livres para orar a Ele somente quando confrontados por graves questões. Porém, quando se trata de negócios ou necessidades do ambiente de trabalho, por algum motivo deixamos Deus fora da equação.

Repetidamente vemos na Bíblia que Deus quer que oremos. Mas ela também nos adverte que nossos corações – ou motivação – precisam estar no lugar correto, seja no trabalho, no lar ou onde quer que estejamos.

Sobre a oração, a Bíblia nos ensina a “orar continuamente” (I Tessalonicenses 5, 17). Significa o tempo todo e onde quer que estejamos. Também somos admoestados: “
"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”" Filipenses 4, 6
Ao mesmo tempo, a Bíblia também diz: 
“"Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres”" Tiago 4, 3
A ênfase que Deus dá à nossa motivação é citada em muitos outros lugares, inclusive em Provérbios 16, 2, que diz: "Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito”"


----
Questões Para Reflexão ou Discussão 

1. Você ora pelo seu trabalho ou pelo seu negócio? Já pensou em fazer isso? 

2. No mundo empresarial e profissional nós planejamos, fazemos projetos, estabelecemos metas, controlamos e avaliamos. Mas quando se trata de orar, parece que é algo que raramente fazemos. Por que você acha que isso acontece?

3. Você pode pensar em uma ocasião em que realmente orou por um negócio ou questão relacionada ao trabalho e recebeu resposta direta e definitiva para suas orações?

4. Por que você acha que Deus dá tanta ênfase aos motivos por trás de nossas orações?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos:
Provérbios 16, 9: "Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos."

Provérbios 21, 2: "Todos os caminhos do homem lhe parecem justos, mas o Senhor pesa o coração."
I Samuel 16, 7
Provérbios 4, 23
Marcos 11, 22-24

Nenhum comentário:

Postar um comentário