6 de fev. de 2010

O ano mal começou

UM terremoto arrasou o Haiti. Milhares de mortos. Milhões de Atingidos. O mundo mobiliza-se para socorrer sobreviventes e reconstruir o país. Desesperança, miséria e violência multiplicam-se pelas ruas. Uma tragédia descomunal.

O FRIO, no hemisfério norte, provocou caos e fez muitas vitimas, sobretudo na Europa.

EM alguns lugares, a temperatura chegou a 30 graus negativos. Aeroportos fechados, estradas cobertas pela neve, paralisação. Inverno Histórico.
EM Angola, a seleção de Togo, que participa da Copa das Nações Africanas, sofreu um atentado à bomba que deixou três mortos. Outros atentados também deixaram mortos na Jordânia, no Iraque e no Afeganistão. Sangue nas ruas.

O ANO APENAS COMEÇOU.

NO Brasil, as chuvas fizeram vitimas nas regiões sul e sudeste. Parte de uma montanha desmoronou em Angra dos Reis [RJ], sobr casas e pousadas da encosta. São Luís do Paratinga, cidade histórica do interior de São Paulo, foi destruída pela enchente, alguns bairros na zona leste da capital paulistana ficaram dias debaixo d'água; O rio Tietê voltou a transbordar, criando transtornos para os paulistanos, e dezenas de cidadades do interior do Rio Grande do Sul sofreram com as chuvas: uma ponte, sobre o rio Jacuí, em Agudo, foi levada pela força da correnteza, arrastando quem passava pelo local.

É... o ano já começou.

A ameaça de dengue já está de volta.

O big Brother Brasil já está de volta.

Presos da maior penitenciária paranaense, em Piraquara, se rebelaram. Fizeram quatro agentes de reféns e mataram outros três detentos. Casos de violência explodem em todo país. Um jovem foi arrastado por um carro conduzidos por neo-nazistas. Uma mulher foi baleada durante um assalto na frente do filho. Um padrasto introduziu mais de qurenta agulhas no corpo de uma criança de dois anos.

Isso tudo e muito mais...

O ANO COMEÇOU, MAS...

E EU? BOM... EU AINDA NÃO CHOREI!

TALVES SEJA ESTA A MAIOR TRAGÉDIA DE TODAS. Simplesmente não chorei. Nem por causa do terremoto, ou do frio, ou das chuvas, ou da violência, ou da porcaria toda que jogam sobre a gene todos os dias. Não tive vontade. Não tive lágrimas. ESTARIA INDIFERENTE? ESTARIA ACOSTUMADO? Não é possível que nada disso me atinja profundamente.

O ANO COMEÇOU E PRECISO ORAR MAIS.

IMPORTAR-ME MAIS.

CONFIAR MAIS EM DEUS.

CHORAR MAIS POR MIM MESMO, MEU PECADO E MINHA TRAGÉDIA PESSOAL!

CHORAR MAIS PELO MUNDO, SUA FRAGILIDADE E NECESSIDADE DE DEUS.

CHORAR MAIS PELA IGREJA, AINDA TÃO TÍMIDA NA MISSÃO E TÃO EGOCÊNTRICA NA "ADORAÇÃO".

As lágrimas voltarão se eu orar de fato. DEUS as fará voltar. Cumprirá a Palavra que diz:

"bem aventurados os que choram, pois serão consolados" Mateus 5, 4

Por enquanto, peço que esse consolo seja sobre tantos quantos choram diante de tanta dor. Que conheçam Aquele que prometeu, um dia, enxugar de seus olhos toda a lágrima.

Pois, o ano está só começando...

por MARCELO GOMES pastor titular da primeira Igreja Presbiteriana Independente de Maringá (www.ipimaringa.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário