14 de jul. de 2011

"O Astro" e a Bíblia

Por Maria Rosa Oliveira 

Fico indignada com quanta coisa ruim a televisão vem tentando colocar como "normal" pra vida das pessoas...

Essa nova novela O Astro é mais uma tentativa de colocar no cotitiano o que Deus abomina!

Para quem não conhece, Deus pede claramente ao seu povo: 
"Quando vocês tomarem posse da terra que o SENHOR, nosso Deus, está dando a vocês, não imitem os costumes nojentos dos povos de lá. Não oferecam os seus filhos em sacrifícios, queimando-os no altar. Não deixem que no meio do povo haja adivinhos ou pessoas que tirem sorte, não tolerem feiticeiros, nem quem faz despachos nem os que invocam os espíritos dos mortos. O Senhor Deus detesta os que fazem essas coisas nojentas..." 
Nós que nos dizemos cristãos devemos procurar saber mais o que é contra ou a favor a Deus, se ensinam o que é errado de um lado, nós temos na mão a Palavra de Deus pra nos mostrar o certo, mas temos que ter interesse em buscar e cumprir não só o que é bonitinho e nos convém, mas aquilo que é correto! 
"O meu povo perece por que lhe falta conhecimento."
Oséias 4, 6
Fica a dica: busquem o conhecimento na Palavra de Deus!

11 de jul. de 2011

O Líder: aquele que cresce e ajuda os outros a crescerem!!

Crescendo Ajundando Outros a Crescer

Ao pesquisar sobre “Liderança que Serve”, me deparei com uma citação atribuída a uma professora de seminário cujo nome é J. Carla Northcut, que afirma: 
"O objetivo de muitos líderes é levar as pessoas a pensaR de forma mais elevada do que o próprio líder. O objetivo de um grande líder é ajudar as pessoas a pensar mais alto do que eles próprios."

Pense sobre isso por um momento...


Às vezes parece que se a expressão “liderança que serve” é de alguma forma considerada na maioria dos ambientes profissionais e empresariais da atualidade, ela é basicamente compreendida desta maneira: “Eu sou o líder, você é o servo. Agora, faça o que eu mando você fazer”. Como a Dra. Northcut ressaltou, a marca de um líder efetivo não é o que ele realiza por si mesmo, mas o que ele predispõe e capacita outros a fazer.



É preciso um indivíduo forte para se sentir pessoalmente seguro o bastante para ajudar outros a progredir em sua carreira. Um verdadeiro líder que serve busca constantemente por oportunidades de cuidar e encorajar os outros, assistindo seus liderados em sua jornada pessoal e profissional.



Muitos líderes, incertos acerca de sua própria posição e temerosos que alguém esteja trabalhando para tomar seu emprego, concentram o foco sobre o que outras pessoas podem fazer para exaltar sua própria imagem. “Seu trabalho é fazer com que  eu apareça bem” – foi o que ouvi certo líder dizer à sua equipe. Mas será que essa forma de pensar egoísta contribui para maximizar o desempenho de todos? É possível tornar-se grande ajudando outros também a crescer?



A Bíblia fala sobre este conceito em inúmeros contextos.


Paulo, um dos principais líderes da igreja primitiva, entendeu este princípio. Em I Coríntios 10, 24 ele alertou seus seguidores: 
"Ninguém deve buscar os seus próprios interesses e sim os interesses dos outros."

Este parece ser um excelente ideal a se aspirar, mas será realista para o mercado de trabalho global, guiado pela ideia do tipo “o que você tem feito por mim ultimamente”?

Embora a Bíblia tenha sido escrita há mais de 2.000 anos, ele argumenta que este é mais do que um ideal nobre e deveria realmente ser um dos objetivos principais de um líder. Por exemplo, em outra parte o apóstolo Paulo escreveu: 
"Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros" Filipenses 2, 3-4.
Pedro, um dos primeiros seguidores de Jesus, fez eco a essas convicções quando ofereceu esta admoestação: 
"Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que Ele os honre no tempo certo" I Pedro 5, 6

Em outras palavras, se você deseja se tornar um grande líder, procure maneiras de servir e exaltar os que estão ao seu redor. No processo, seu próprio patamar se elevará por meio das realizações daqueles que você está liderando. 

O maior de todos os líderes, Jesus Cristo, não apenas expressou Sua crença numa liderança que serve, como também a demonstrou da maneira mais profunda: 
 "Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida para salvar muita gente" Marcos 10, 45
Se esse princípio era importante para Jesus, deveria ser igualmente importante para nós.

Por Rick Boxx
----
Questões Para Reflexão ou Discussão 
1.    Qual a sua definição de “liderança que serve”?


2.    Você vê frequentemente exemplos de liderança que serve no seu atual ambiente de trabalho? Seus colegas vêem em você um líder que serve?


3.    Por que, em sua opinião, esse princípio de liderança que serve é tão difícil de ser posto em prática?


4.    Quais os problemas que poderiam resultar se você decidisse cultivar ativamente o hábito de servir a outros, “buscando o bem” deles ou “não apenas os seus interesses, mas também os deles”, como as duas passagens bíblicas citadas aconselham?


Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: 
"Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará." João 12, 26

Salmos 2, 11
Lucas 22, 25-27
Efésios 6, 5-9
1 Pedro 2, 13-21

4 de jul. de 2011

Vá em busca do que te realiza profissionalmente!!!

O motivo de não vermos um Volkswagen competindo numa corrida de Fórmula Um é que ele não  foi projetado para isso. De igual modo, se queremos um veículo confortável e econômico para viajar não vamos escolher um carro de corrida. 
Assim, cada um de nós foi projetado com exclusividade, com personalidade, interesses, habilidades e talentos dados por Deus, que nos distinguem dos demais.
Reconhecer isto nos liberta para descobrir nossa realização profissional!
"Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, Ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que Ele já havia preparado para nós" Efésios 2, 10