27 de set. de 2010

Convicções

No mundo corporativo todos os dias vemos – e às vezes sofremos – consequências daqueles que agem e tomam decisões sem ter como base convicções claras e cuidadosamente avaliadas.
Alguém disse que "se você não tem em que se apoiar, qualquer coisa o fará cair". Dicionários definem convicção como “crença firme e vigorosa”. Mas convicção é muito mais que isso.

Convicção inclui valores, compromisso, motivação. Gosto da definição que ouvi do Professor Howard Hendricks: “Crença é algo que vamos defender. Convicção é aquilo pelo que somos capazes de dar a vida!”.

Convicções determinam nossa conduta e nos motivam a agir de determinada maneira.

Quando alguém passa a ser seguidor de Jesus, por exemplo, ele faz coisas simplesmente porque outros seguidores sugerem ou servem de modelo. Ele ora, lê a Bíblia e comparece aos cultos porque observa e deseja imitar o exemplo dos outros. É razoável para novos decididos. As crianças aprendem de maneira similar. Entretanto, quando crescemos e nos tornamos maduros, desenvolvemos nossas próprias razões para fazer o que fazemos. Estas razões se transformam em convicções. Vejamos alguns princípios importantes sobre convicções:

1. São essenciais para gerar crescimento e maturidade. Uma ironia no mundo atual é que as pessoas têm fortes convicções sobre questões pouco importantes - esporte, roupas, música.
Mas são fracas a respeito de coisas importantes - diferença entre certo e errado!. Pense sobre suas convicções. Seriam elas fracas no tocante a alguma questão primordial? A Bíblia ensina:
"Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. Façam tudo com amor” (I Coríntios 16.13-14).

2. Evitam que fiquemos à mercê das circunstâncias. Se você deixar de determinar o que é importante e a forma como vai viver, outras pessoas farão isso por você. Convicções não nos deixa seguir a multidão descuidadamente. Eu acredito que o apóstolo Paulo estava falando sobre isso quando disse em Romanos 12.2: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês.

3. Ajudam-nos a ser diligentes e continuar a crescer. Crescimento exige tempo e esforço. Sem convicções acerca de crescimento, as pessoas ficam desestimuladas e desistem. Ninguém persiste em executar uma tarefa difícil a menos que esteja convencido de uma boa razão para fazê-la. Isto se aplica a orar, estudar a Bíblia e viver os princípios bíblicos na vida cotidiana e no trabalho.

4. Saber o que fazer (conhecimento), porque fazer (perspectiva) e como fazer (habilidade) não tem valor sem a convicção que realmente motiva a fazê-lo! As pessoas que causaram grande impacto neste mundo, para o bem ou para o mal, foram aquelas que tinham convicções vigorosas e profundas. Elas não eram necessariamente as mais inteligentes, mais ricas ou mais instruídas, mas suas convicções as moveram a mover o mundo.

por Rick Warren
________________________________________
Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Que você achou da distinção entre crença (algo que defendemos) e convicção (algo pela qual daríamos a vida)?
2. O autor sugeriu fazer uma lista de nossas convicções. O que você incluiu nela?
3. Você já trabalhou com alguém que carecia de convicções sobre como conduzir o negócio ou desempenhar suas responsabilidades? Quais foram os resultados dessa falta de convicção?
4. Como você acredita que convicções fortes podem capacitá-lo a evitar que a sociedade ao seu redor o modele segundo seu padrão?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos:
I Tessalonicenses 5.21-22
II Timóteo 1.13-14
Tito 1.9
Hebreus 3.1-6; 4.14
Tiago 1.5-6

11 de set. de 2010

O que preocupa é o "silêncio dos bons"!

De fato, a mensagem abaixo não é bíblica... mas ela concorda com a Bíblia, por isso estou colocando este alerta ao povo cristão:

"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o 'silêncio dos bons'." Martin Luther King

Em 2 Timóteo 2, 13 a Bíblia diz que "... os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.". Eu completo dizendo que os violentos, corruptos, desonestos e sem ética irão de mau a pior, violentando e sendo violentados, corrompendo e sendo corrompidos, enganando e sendo enganados. Quanto a eles, a Bíblia diz que caso não se convertam ao Senhor não haverá salvação, não haverá outro destino senão viver neste ciclo vicioso "de mal a pior".

Quanto aos homens bons, é deles que se espera a mudança de rumo nas coisas, é deles que se espera o "novo", é a partir deles que se espera um país melhor. É dos bons homens que se esperam as tão faladas "MUDANÇAS"!

Por esse motivo é tão preocupante o 'silêncio dos bons', porque se eles ficarem quietos quem irá interceder pelo povo?
Quem irá orar pelo povo?
Quem irá orientar o povo?
Quem irá mudar as coisas em favor do povo?