27 de jan. de 2010

Seja feita a Tua vontade?!?

Comecei este blog falando que "os pensamentos de Deus não são como os nossos" e que "Nunca seremos felizes vivendo ao nosso modo", e olhando este acontecimento, é díficil não enxergar a necessidade de desdobrar estes assuntos, partindo da seguinte questão:
Estamos permitindo que a Vontade de Deus seja feita em nossas vidas?
Em nossas igrejas, temos cumprido planos conforme a vontade de nossos líderes, poucas vezes temos perguntado a Deus se realmente aqueles planos fazem parte do plano Dele. Simplesmente confiamos na capacidade de nossos líderes em criar planos de evangelização, acreditando que ele tem a devida habilidade, a devida informação e o perfeito controle dos acontecimentos, e por isso conquistaram o direito de criar planos MUITO mais eficientes do que aqueles que Deus criaria.

Famílias tem planejado viagens de férias sem sequer ouvir de Deus "Sim, vão! Esta é a Minha vontade!". No máximo tomam o cuidado (extremante egoísta por sinal) de dizer "Deus, abençõe nossa viagem e permita que todos cheguem sãos e salvos em casa.". Será que é esta a participação que Deus quer ter em nossas vidas? Apenas proteger e não mais guiar?

Nos casamos sem perguntar "Deus, esta é a pessoa que o Senhor reservou para mim?", simplesmente pensamos "Se esta pessoa está do meu lado até hoje, e eu amo tanto essa pessoa, então é a vontade de Deus que eu me case com ela.". Talvez seja mesmo essa pessoa, talvez não, mas é fato que não se está ouvindo Deus para tomar essa decisão.

Eu NÃO me submeto mais à vontade de Deus. Eu apenas a determino em minha vida!

Alguém já ouviu a expressão "Eu determino que a sua vida vai prosperar!"?

Mas quantas vezes já se ouviu a expressão "Deus, esqueça a vontade desta pessoa e faça o que o Senhor quiser na vida dela, não importa o que será feito, desde que seja a Sua vontade!"?

Pouquíssimas vezes, certo? Afinal de contas, quem gostaria de entrar num culto na expectativa de "melhorar sua vida" ou de "resolver seus problemas" e ouvir que Deus não busca satisfazer a vontade das pessoas. Quer você goste, ou não, de ouvir isso, essa é a verdade: Deus quer conquistar o nosso coração e não satisfazer nossos desejos!

E por sermos "crianças mimadas" que não querem ouvir um "Não!", nosso espírito se torna crítico em relação a Deus, passamos a ser irônicos com Deus. Podemos notar isso pela resposta que Caim deu a Deus quando questionado sobre onde estava seu irmão: "Não sei; sou eu o responsável por meu irmão?" (Gênesis 4, 9). Em outras palavras ele diz a Deus:
"Eu, Senhor? Meu irmão, Senhor? Não é ele o seu 'queridinho'? Sou eu que sei dele? Desde quando eu sou o guardador dele?"
No meio desse "show de mimos", nos encobrimos de questionamentos em relação a Deus. Vejam como são e para onde eles podem nos levar:

Questionamos o plano de Deus
: duvidamos de Sua boa intenção para nossas vidas e nos rebelamos contra o fato de que seu modo de viver é o único que funciona. Vemos Deus como um desmancha-prazeres.

Questionamos os métodos de Deus:
caso a barreira do primeiro questionamento seja superada, entramos na segunda barreira, consideramos que o plano é bom para nossas vidas, mas os métodos que ele usa para torná-lo realidade são MUITO complicados. Queremos explicações e a compreensão de tudo. O resultado é o descontentamento contra Deus e contra a vida.

Questionamos o tempo de Deus:
o plano divino parece demorar demais e chegamos a dizer "Onde está Deus?". Avaliamos a vida por nosso tempo terreno, mas Deus avalia nossa vida com base na vida terrena e na eternidade. Vejamos o caso de Lázaro, se Jesus chegasse antes dele morrer, teria apenas curado um enfermo, mas obedecendo Seu próprio tempo, Ele fez algo MUITO maior, uma ressurreição.
Precisamos admitir que nossa avaliação sobre a vida é errônea, é falha, que nossos pensamentos não são como os Dele e que a nossa visão é limitadíssima.

Nossas decisões precisam ser baseadas não em nossos valores, mas nos valores da Palavra. Nossa visão precisa ser fundamentada não em nossas crenças, mas na crença da Palavra de Deus.

Somente desta forma será feita a vontade do Pai em nossas vidas!

Obs.: muitas informações e trechos deste post foram retirados e/ou adaptados do livro "A síndrome de Caim" de Jacó Vieira.

6 de jan. de 2010

"Neste mundo, vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo." João 16, 33

É verdade que Deus nos criou para a felicidade, mas buscar a felicidade a qualquer preço é um erro. Satanás tenta nos impor um conceito de felicidade diferente do conceito que Deus tem, a idéia errada que ele nos dá é que viveremos isentos de infortúnios, tristezas e contrariedades. Que devemos ter o que quisermos, na hora que quisermos e do jeito que quisermos.

Quando corremos atrás da felicidade, cedo nos veremos envolvidos com posturas que contrariam o manual de Deus, a Bíblia. Caim pensou: já que não posso ser feliz, como meu irmão Abel o foi pela aceitação divina, vou ser feliz ao meu modo. Por isso, ele assume a liderança de sua vida, dá as costas para Deus, e vai "viver a sua própria vida".

Constrói cidades, forma uma família. Mas será que conseguiu ser feliz? Tudo que a Bíblia nos diz é que ele foi um referencial de rebeldia e de vida miserável longe de Deus, ela não nos fala de dias felizes para Caim, fala que viveu no engano. Nada de alegria, nada de bom exemplo: só tragédia!
Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.
I João 3, 12
Deus não nos colocou aqui para sermos primariamente felizes, Ele nos colocou aqui para que, com nossas vidas, glorificássemos Seu nome. O alvo de Deus não é deixarnos felizes, o alvo dele é fazer com que sejamos dEle. O alvo dele não é fazer-nos conseguir o que queremos, mas levar-nos para onde devemos ir. E se isso significa um ou dois trancos para nos colocar em nosso lugar, que venham os trancos. Os desconfortos terrenos soam uma bagatela se o troco é a paz celestial.

Nunca seremos felizes vivendo ao nosso modo, pois ele sempre nos fará mais insatisfeitos e vazios. A vida maravilhosa que podemos ter, neste mundo, não é o produto da conquista de coisas, relacionamentos pessoais e satisfação dos desejos. Ela é o produto do nosso relacionamento pessoal com Jesus.

A pergunta que fica é: o que isso tem a ver com você e sua vida? Como está o seu coração?
Cuidado! Caim ficou com um coração tão endurecido e rebelde, que sequer conseguia refletir sobre estas questões.

Retirado do livro "A síndrome de Caim" de Jacó Vieira
Adaptado por Ademir Jr.

4 de jan. de 2010

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor" Isaías 55, 8

O que bem quiseres
João Alexandre

"Eis aqui meu coração
Machucado, envelhecido pela vida

Ele, que já foi feliz,
Hoje é só cicatriz, rancor
Ausência e dor,
Sofrer sem fim, temor em mim

Tens, ó Deus, meu coração
Pra fazer dele o que bem quiseres

Só o calor de Tuas mãos
O fará reviver, reluzir, renascer
Sob o Teu bem querer, Senhor"

----

Deixar que Deus faça "o que bem quiseres" é estar ciente de que suas vontades não fazem mais parte do plano.

Passei dias com esta canção tocando meu coração, mexendo, varrendo, passeando por tudo: cicatriz, rancor, ausência e dor, ou seja, toda a sujeira dos erros que eu havia cometido e que estavam lá, todas guardadas bem no fundo do coração. E por isso orei muito, pedindo que Deus "fizesse do meu coração o que Ele bem quisesse".

Mas eu não tinha noção do que Ele faria, simplesmente achava que, dentro da minha zona de conforto, Ele iria me fazer dar mais um passo “normal” na minha caminhada, eu acreditava que Ele iria me fazer enfrentar uma ‘pequena parte‘ dos problemas, uma parte ‘macia’, uma parte ‘que eu teria condições de suportar’. Sem perceber, eu pedia que Ele fizesse a Sua vontade, mas no fundo no fundo eu queria a minha vontade!

Meu coração queria mesmo era ficar lá, quietinho, fazendo de conta que eu era um ‘cristão modelo’ admirado pelas coisas que fazia e não pela pessoa que era... carregando no coração a dor pelos erros, agonizando as falhas, sem mostrar a ninguém que realmente era.

Veja como o ser humano é muito irracional: gostar de uma zona de conforto onde seu coração continua ‘machucado e envelhecido’, ao invés de buscar uma zona de conforto onde se pode ‘reviver, reluzir e renascer’, onde as feridas são quebradas e você se torna inocente como uma criança.

Puro engano: achar que você tem o controle das coisas e que sabe tudo o que vai acontecer. Deus me torceu e botou pra fora até a ultima gota daquilo que eu era, me revelou por inteiro, por completo, sem cortinas nem véus pra me esconder, pra me disfarçar. É doloroso, amargurante, chega a ser agonizante o que precisamos deixar pra trás antes de renascer de verdade, literalmente, os erros da vida antiga acabam todos se levantam contra você, como numa última cartada de Satanás pra te levar de volta à vida antiga ou pra te enganar e criar uma “falsa” vida renovada, onde você só passa a cometer novos erros.

É como dizem por ai “Se forem necessários dez passos pra chegar a Deus, Ele te ajudará com nove, mas o ultimo, este é seu, Ele não pode escolher por você”. Acho que é este o momento em que me encontro: escolher uma “nova vida errada”, ou aceitar o chamado de Deus e viver a vida que Ele propôs!

Não consigo mais viver enganando as pessoas que amo, e sei que tem ainda algumas coisas que precisam “da minha escolha” para serem abertas, e é isso que vou fazer. Deus deu 9 passos por mim, e agora chegou a minha vez de dar o passo, o passo definitivo.
Dói! Mas eu agradeço a Deus por tudo o que Ele fez! Agora é a minha vez de fazê-lo!

----

Por isso eu digo a todos: quando pedir a Deus que faça o que bem quiser do teu coração, tenha em mente que Ele vai fazer 'o que ele quer' e não 'o que você quer', Ele vai te transformar na 'pessoa que Ele quer que você seja' e não na 'pessoa que você quer ser'. E esse processo de renascimento é muito doloroso, não da parte de Deus, mas da parte do mundo e dos fardos que colocaram sobre as tuas costas!

Eu pedi e fui atendido... Deus atende orações!!!! Mas nem sempre elas são atendidas da maneira que esperamos, aliás, a maioria das vezes nem temos a verdadeira noção do que estamos pedindo, mas Deus sabe.

Confie em Deus e Ele fará de você uma pessoa melhor, de verdade!

Que a paz do Senhor o acompanhe, e que esta mensagem te engrandeça de uma maneira especial!